Cenário

Saiba como estão os 16 clubes da Divisão de Acesso

Apesar das enchentes em várias partes do Rio Grande do Sul, maioria dos estádios segue em boas condições de receber partidas quando a Série A-2 retornar

Foto: Aline Klug - Especial - Pelotas volta aos treinamentos nesta quarta-feira

Com a Divisão de Acesso interrompida dias após o fim da quarta rodada pelas enchentes que seguem atingindo várias partes do Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu em reunião com os clubes na semana passada que a competição não voltará antes do dia 26 de maio.

Pelo calendário original, no fim de semana dos dias 26 e 27 estão agendados para acontecer os confrontos da nona rodada, a segunda do returno. Em teoria o Pelotas visitará o Lajeadense, mas ainda não se sabe de que forma a FGF organizará a tabela e também não existem garantias de que até o fim do mês o Estado estará em condições de retornar com as partidas de futebol.

Enquanto a situação segue incerta, os 16 clubes da Série A-2 tentam se organizar. Mesmo com parte do RS ainda sendo afetado pelas enchentes, a grande maioria dos estádios não teve grandes problemas. O pior caso foi do Inter-SM.

A água invadiu o Presidente Vargas pelas fortes chuvas em Santa Maria, mas o processo de limpeza já iniciou e o local estará em condições quando o Acesso recomeçar. Hoje dirigente, o ex-jogador Chiquinho Resende confirmou que não teve maiores prejuízos e que a chuva ajudou na melhoria do gramado da Baixada Melancólica. “Foi até bom para o campo. Ele melhorou consideravelmente. Ainda está bastante úmido, mas a grama melhorou bastante”, disse o ex-meia com passagem pela dupla Bra-Pel. O elenco do Alvirrubro voltou aos trabalhos no dia 6.

Outro estádio afetado foi o Antônio David Farina, do Veranópolis, mas também sem grandes prejuízos. “Aqui não tivemos maiores problemas, um pequeno alagamento no vestiário e só, de resto nossa estrutura está tudo ok”, disse Fininho, gerente de futebol do VEC. A expectativa do dirigente é de que a Série A-2 possa ser retomada no fim de semana dos dias 26 e 27 até pela questão financeira. “Única maneira de mantermos nossa empresa aberta é com jogos, por isso entendemos o momento, somos solidários, mas precisamos retomar se possível dia 26, se não começa a ficar muito complicada a manutenção do planejamento financeiro”, afirmou Fininho. Os treinos recomeçaram no sábado no CT do Pentacolor.

Em Frederico Westphalen, o elenco do União Frederiquense seguiu treinando normalmente, mas na sexta-feira passada recebeu folga e retornará nesta quinta-feira aos trabalhos. A Arena União não foi afetada pelas chuvas. Dirigente do Leão da Colina, Jardel Piaia comentou sobre a possibilidade dos clubes conseguirem um auxílio financeiro com a CBF. “Tem a possibilidade sim da CBF colaborar com alguns valores pelo menos para nós se ajustarmos nestes dias a mais trabalhados”, comentou.

Pelotas volta aos treinos nesta quarta

No Pelotas, a Boca do Lobo não teve prejuízos pelas chuvas e durante as enchentes que seguem na cidade está auxiliando como um canil para os cachorros resgatados em lugares de risco. O elenco volta nesta quarta-feira aos treinos. A reportagem procurou o executivo Filipi Cruz, mas ele preferiu não se manifestar.

Outros componentes do grupo do Lobo, Bagé e São Gabriel não tiveram alagamentos em suas cidades e seguem treinando normalmente. No caso do Jalde-Negro, o técnico Leocir Dall’Astra se apresentou na segunda-feira após ficar uns dias sem conseguir sair de Erechim.

O Futebol com Vida também segue treinando no CT de Viamão. Via assessoria foi informado que cerca de 15 atletas estão trabalhando, enquanto o restante dos grupo e a comissão técnica estão fora em função das enchentes na região.

“Os outros segunda-feira [20] retornam, se tudo ocorrer bem”, informou Sandro Becker, diretor-presidente do clube.

Já Lajeadense e Aimoré vivem momentos mais complicados pelas situações de Lajeado e São Leopoldo, respectivamente. Nenhum dos estádios foi afetado pelas chuvas em função de suas localizações. No caso do Alviazul, desde a semana passada os treinos acontecem com elenco reduzido. Para piorar, há atletas com dengue. No caso do Índio Capilé, os jogadores ainda não voltaram aos treinos.

Enquanto o Monsoon, equipe de Porto Alegre, parou de treinar no dia 3 e voltou dia 10. O meia Cris Magno contou ao DP que a maioria dos treinos estão acontecendo em academia. Nesta terça-feira aconteceu a primeira atividade no campo suplementar do Sesc, local que não foi afetado pela enchente na capital. O time vinha atuando no campo principal do Sesc da Protásio Alves, que está sendo trocado pelas condições ruins antes mesmo do começo das chuvas.

Outras equipes do grupo A

Já Passo Fundo, Gaúcho, Glória, Esportivo e Brasil-FAR não tiveram problemas em seus estádios e seguem treinando, apenas aguardando o recomeço da Série A-2. O Cruzeiro retorna nesta quarta-feira. No caso do Glória, um jogo-treino estava marcado contra o Caxias para esta quarta, mas foi cancelado pelas várias estradas com problemas devido às chuvas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projetos de desporto da Prefeitura oferecem atividades nos abrigos Anterior

Projetos de desporto da Prefeitura oferecem atividades nos abrigos

FGF fará nesta quinta-feira nova reunião com os clubes da Divisão de Acesso Próximo

FGF fará nesta quinta-feira nova reunião com os clubes da Divisão de Acesso

Deixe seu comentário